BIBLIOTECONOMIA EM CURSO

O portal do curso de Biblioteconomia EaD da Universo

21 2138-4897

gestor.biblioteconomia@ead.universo.edu.br

Rua Marechal Deodoro, 217 - Centro - Niterói - RJ - CEP: 24030-060

Todos os direitos reservados, 2019

AVALIAÇÃO DO MEC

Editoria, 20/03/2019

 

Em sua primeira avaliação de reconhecimento pelo INEP/MEC, o curso de Biblioteconomia EaD da Universidade Salgado de Oliveira recebeu a pontuação máxima no índice CPC - Conceito Preliminar de Curso: conceito 5! Para se ter uma ideia, o conceito 3 é o padrão mínimo de qualidade exigido para o reconhecimento da qualidade de um curso, considerado "satisfatório". O conceito 4 é atribuído a cursos com qualidade pedagógica e gestão mais aprimoradas, sendo considerado "bom". Por sua vez, o conceito 5, 'muito bom", é atribuído a cursos com alto índice de excelência e qualidade pedagógica, tanto em relação ao conteúdo ministrado quanto à qualificação do corpo docente, instalações e tecnologias oferecidas, além de práticas de inovação. De acordo com o MEC, somente 2% dos cursos de universidades privadas conseguem obter o conceito 5, geralmente atribuídos a cursos de grandes universidades federais e estaduais.

O comunicado do MEC foi emitido no final da tarde do dia 19 de março e foi bastante comemorado pelo corpo docente e funcionários da Universo. O Gestor Acadêmico Diogo Silva manifestou os parabéns ao curso através das redes sociais, espaço onde vários professores também se manifestaram. A Gestora Helba Mattos, mesmo estando no momento da notícia em evento do seu mestrado, também parabenizou a todos os envolvidos no processo. Por sua vez, o Professor Sergio Martins recebeu a notícia no momento em que palestrava num seminário de Bibliotecas promovido pelo ex-aluno Bruno Andrade, bibliotecário da Prefeitura Municipal de Volta Redonda - RJ, cuja notícia foi dada ainda durante o evento e muito comemorada pelos presentes e, claro, pelo professor.

A equipe de professores e tutores já vêm se preparando há mais de 1 ano (ver fotos abaixo) para desenvolver modelos pedagógicos e técnicas inovadoras a serem oferecidos aos alunos, como a renovação de vários livros didáticos, reelaboração do banco de questões de provas, atualização da bibliografica básica e complementar de disciplinas, bem como suas ementas. Também inovações como o lançamento do site Biblioteconomiaemcurso, O Biblioblog e o Repositório Acadêmico contribuíram para os critérios de inovação que foram examinados pela Comissão de Avaliação do MEC, cujas propostas, como o caso do repositório que oferecerá estágios à distância, surpreenderam positivamente os avaliadores.

A Comissão do MEC, em entrevistas com o corpo docente e Núcleo Docente Estruturante do curso, foi informada de que muitas práticas diferenciadas também estão por vir já neste ano de 2019, como vídeos e webinares para solução de dúvidas comuns, e esclarecimento de questões controversas em cada disciplina. Também os webinares, mais do que vídeos estocados na plataforma, sofrerão incrementos como games interativos - o vencedor ganhará pontos na disciplina - visando estimular a participação dos alunos nos webinares em tempo real. Da mesma forma, o curso prepara um evento periódico anual, onde temas como inovações e tendências gerenciais, tecnológicas, profissionais, acadêmicas e técnicas na área de Biblioteconomia serão debatidos por professores e convidados, com transmissão ao vivo, onde os alunos, além de assistirem, poderão enviar perguntas e comentários em tempo real.

A Universo e o corpo docente também parabenizam vocês, alunos, por seu empenho - uma vez que seus desempenhos também são levados em consideração pela Comissão do MEC - e pela escolha do nosso curso de Biblioteconomia, fato que engrandece ainda mais nossa conquista. E, a partir de agora, também a SUA conquista: a satisfação em estudar num curso de excelência, um curso conceito 5! PARABÉNS!