top of page
  • Foto do escritorEditoria

Conheça nossos professores

Atualizado: 18 de mar. de 2021


Conheça nossa equipe de professores, suas formações, especialidades e áreas de atuação.


 

Helba Maria da Silva Mattos Porto de Oliveira Email: gestor.biblioteconomia@ead.universo.edu.br Áreas temáticas: Metodologia da Pesquisa, Informação e Poder.

Gestora e Professora do curso de Biblioteconomia EaD Universo, é mestranda em Ciência da Informação (UFF-RJ). Tem Especialização em Docência do Ensino Superior (Universidade Cândido Mendes), Graduação em Biblioteconomia (UFF-RJ) e Graduação em Direito (Universidade Salgado de Oliveira). Bibliotecária do Arquivo Nacional, tem experiência na área de Biblioteconomia, com ênfase em Gestão e Referência.


 

André Gomes Dantas Email: andre.dantas@nt.universo.edu.br Áreas temáticas: Organização e representação da informação. Bibliotecas, memória e sociedade.

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNI-RIO (1998). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2011). É Bibliotecário Documentalista no Colégio Pedro II. Integra o Banco de Avaliadores de Cursos de Graduação no BASis (INEP/MEC). Tem experiência na área de Biblioteconomia com ênfase em representação da informação e Educação à Distância. 


 

Dayo de Araújo Corbo Email: dayo.corbo@nt.universo.edu.br Áreas temáticas: Fundamentos de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Editoração de Periódicos.

Doutor e Mestre em Ciência da Informação pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia em convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui especialização em Gestão da Informação e Inteligência Competitiva pela Universidade Estácio de Sá (2008) e graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2005). É bibliotecário no Arquivo Nacional. Tem experiência na área de Ciência da Informação com ênfase em Biblioteconomia.


 

Marcus Vinícius Pereira da Silva Email: marcus.vinicius@nt.universo.edu.br Áreas temáticas: Análises métricas da informação.

Graduado em Biblioteconomia e Documentação (UFF), mestrado em Informação e Comunicação em Saúde (Fiocruz) e doutorando em Ciência da Informação (UFF). Assessor em Gestão da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). Coordenador Executivo da BVS HPCS e do Núcleo de Acesso Aberto ao Conhecimento. Membro do Comitê Assessor do Observatório de CT&I em Saúde da Fiocruz e do Comitê de Gestão do Conhecimento da COC. Integrante do Grupo de Trabalho de Elaboração do Plano de Preservação Digital e do Programa de Difusão de Acervos da COC. Tem experiência na área de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de redes sociais, comunicação científica, informação e comunicação em saúde, indicadores de CT&I.


 

Rinaldo Cavalcante Magallon Email: rinaldo.magallon@nt.universo.edu.br Áreas temáticas: Gestão da Informação, Serviços de Bibliotecas.

Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (1999) e especialização em Administração Pública pela Fundação CEPERJ (2013). Atualmente é bibliotecário da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ e tem experiência na área de Biblioteconomia, com ênfase em Gestão de Bibliotecas e Educação à Distância.


 

Sergio de Castro Martins Email: sergio.martins@nt.universo.edu.br Site: www.sergiomartins.info Áreas temáticas: Gestão e Tecnologias da Informação, Organização e Representação da Informação e do Conhecimento.

Doutor em Ciência da Informação (UFF-RJ) com estágio doutoral na Universidad Carlos III de Madrid, Espanha, Mestre em Ciência da Informação (UFF-RJ, 2014), Especialista em (MBA) Administração e Sistemas de Informação (UFF-RJ, 2005) e Bacharel em Biblioteconomia e Documentação (UFF-RJ, 2001). Atualmente é mestrando em Filosofia (UERJ) com ênfase em Filosofia da Informação. Realiza pesquisas abrangendo os seguintes temas: Ciência da Informação, Ciência de Dados, Inteligência Artificial, Big Data e Analytics, Ontologia e Semântica, Organização e Representação da Informação, Interação Homem-Informação, Interação Homem-Computador, Tecnologias Cognitivas, Sistemas de Informações de Alto Desempenho em Ambientes Complexos, Gestão da Informação (Atores, Processos e Ferramentas Tecnológicas) e Gestão de Documentos. É auditor do INEP/MEC para avaliação de cursos superiores. No âmbito profissional, é consultor de projetos e programas nas áreas de gestão da informação e gestão do conhecimento, inteligência competitiva e inovação em tecnologias da informação para empresas públicas e privadas.

363 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Estágio em Biblioteconomia

UNIFASE seleciona estagiários de Biblioteconomia em Petrópolis-RJ, com possibilidade de efetivação. Currículos podem ser enviados para bib.vanessa@unifase-rj.edu.br

bottom of page