• Foto do escritorEditoria

Andréia Biancardi e sua experiência na jornada acadêmica

Sou Andréia Biancardi, casada e mãe de duas meninas. Me formei em junho deste mesmo ano (2021) na UNIVERSO com o curso de Biblioteconomia. Minha jornada começou em 2018, logo no primeiro semestre deste. Eu possuo uma primeira formação acadêmica, o Curso de Letras Português/Inglês, no entanto, consegui um emprego numa biblioteca de uma escola particular, o que não tinha nada a ver com minha formação acadêmica. Eu não entendia nada sobre o mundo da Biblioteconomia, nem mesmo tinha ideia de que este curso existia. Sempre gostei muito de estudar e aprender sobre nova áreas, então, resolvi buscar mais informações sobre este novo meio ao qual agora eu fazia parte.

Durante esta incansável busca, eu descobri o Curso de Biblioteconomia da UNIVERSO na modalidade EAD, foi paixão à primeira vista. Este, por sua vez, foi como um presente de Deus pra mim porque eu não tinha como fazer o curso presencial e precisava muito do emprego na biblioteca. A oferta mais perto de onde eu morava, para esta modalidade, ficava a aproximadamente 300km de distância e era presencial, o que pra mim era inviável. Dessa forma, decidi fazer minha matrícula para a UNIVERSO EAD. Eu escolhi o Polo de Vitória, porém não fechou turma. Não aceitando um “não” como resposta e na tentativa de me apaixonar ainda mais pela Biblioteconomia, busquei outro polo e encontrei Cachoeiro de Itapemirim, embora fosse ainda mais distante de minha residência, ainda era no meu Estado. Embarquei neste sonho.

Muitas dificuldades vieram, porque engana-se aquele que pensa que estudar de forma EAD, é moleza. Não é mesmo! Tudo muito novo do tradicional e o aluno precisa ter disciplina para manter o foco. Recebi um apoio imenso de todos do polo de Cachoeiro. Mesmo distante eles estava sempre conectados comigo, me informando e alertando sobre os eventos, prazos, enfim. Não foram anos fáceis não. O meu deslocamento para fazer as provas presenciais no Polo era de 400km e eu não podia me ausentar tanto do trabalho então, viajava madrugada a dentro, chegava no Polo de Cachoeiro, fazia as 7 provas no mesmo dia da chegada e no dia seguinte já retornava para minha cidade. Uma loucura para muitos mas, para mim era apenas um árduo caminho que me levaria a vitória. E assim foram por mais alguns semestres, anos. Até que precisei novamente mudar de Polo. Estava agora em Campos dos Goytacazes – RJ.

Não foi diferente em Campos. Recebi o mesmo apoio e carinho. Foi nesse período que os laços com meus professores e gestor, ficaram ainda mais fortes. Em janeiro de 2021 eu participei de um processo seletivo na prefeitura da minha cidade para o cargo de Bibliotecária da Biblioteca Municipal e passei em primeiro lugar. Foi uma emoção muito grande ver meu nome lá no topo da lista para assumir um cargo que há tanto tempo eu almejava.

Nesse momento, eu fiz uma retrospectiva e lembrei o quanto difícil foi o meu trajeto, minha imensa dedicação ao curso, o apoio da minha família, corpo acadêmico da UNIVERSO e me dei conta de que a vitória estava mais próxima do que eu podia imaginar e aquele era só o começo de muitas outras conquistas. Foi uma emoção inexplicável! Entendi também que seria necessário me dedicar dobrado para que eu concluísse o Curso de Biblioteconomia o mais rápido possível para que eu pudesse usufruir de todos os benefícios. Fiz no meu sétimo período as duas disciplinas que restavam do oitavo e consegui adiantar meu término para enfim, conseguir mais depressa meu tão sonhado diploma. Não foi nada fácil não. Só consegui concluir todas as disciplinas porque tive ótimos professores e uma gestora que tem um coração grandioso. Me emociono toda vez que lembro disso. Nunca me faltou chão porque sempre estavam comigo, incentivando, vibrando junto. Sempre esteve nítido pra mim que, a minha vitória e sucesso era a deles também. Todo esse corpo acadêmico incrível da UNIVERSO ao qual eu tive o prazer de conhecer, mesmo que só virtualmente, foi também a minha família. Se eu tropeçava, eles estavam ali para me apoiar, me levantar e seguir comigo, se eu subia no pódio, eles novamente estavam lá para vibrar comigo. Isso é incrível!!! Meu orientador de TCC esteve firme comigo sempre em todos os momentos, sou grata por isso. Hoje, já formada, eu só posso sentir orgulho e gratidão por ter feito parte da UNIVERSO.

Eles agora fazem parte do meu universo também. Não tenho palavras que expresse a minha satisfação quanto ao curso, quanto aos professores e demais funcionários. Na minha primeira formação acadêmica que foi presencial, eu não pude sentir nada disso e agora com a UNIVERSO EAD eu tive uma outra experiência e foi maravilhosa. Obrigada a todos os professores, gestora, corpo administrativo da Universo, vocês foram e são excelentes. Morro de saudades de tudo e todos e saibam que estarão sempre em meu coração.